A NephroCare utiliza cookies no site para melhorar a experiência do utilizador e fornecer o melhor serviço possível. Ao continuar a navegar no site, irá concordar com a sua utilização. Para mais detalhes, consulte a nossa política de privacidade.

Estágios da doença renal

Na doença renal crônica (DRC), os rins deixam progressivamente de funcionar o suficiente para manter o corpo saudável. Esse é um processo que, em geral, ocorre ao longo de um período de meses ou anos. Este processo não pode ser revertido, mas pode ser retardado e, em alguns casos, até estacionado, com o diagnóstico precoce, com o tratamento certo e com algumas alterações do estilo de vida.

Se você sofre de doença renal, informe-se o melhor possível sobre a enfermidade. O tratamento correto e as alterações do estilo de vida podem lhe ajudar a se manter saudável por mais tempo. O seu médico trabalhará em estreita colaboração com você para conseguirem parar ou, pelo menos, abrandar a progressão da doença controlando as causas subjacentes.

Os cinco estágios da doença renal crônica

 A DRC divide-se em cinco fases da doença (DRC 1-5). Muitas vezes, a fase 3 da DRC subdivide-se em 3a e 3b. Para facilitar, as fases de 1 a 3a da DRC podem ser chamadas de fases iniciais e as fases 3b a 5 da DRC podem ser chamadas de fases avançadas.

Para lhe ajudar a realizar as alterações certas na sua vida, é necessário conhecer o estágio que indica o grau de avanço da doença. Os cinco estágios são determinados com base na taxa de filtração glomerular (TFG), também chamada de clearance de creatinina. Assim, é importante que compreenda o significado da TFG.

Taxa de filtração glomerular (TFG)

A taxa de filtração glomerular (TFG) é uma medida da função renal, que pode ser calculada a partir de uma simples análise do sangue, medindo os níveis de creatinina, e considerando idade, etnia, sexo e outros fatores do paciente. Pela TFG, seu médico pode determinar a fase da doença renal e planejar o tratamento. Quanto mais baixa for a TFG, mais alto será o risco de progressão, isto é, avanço da doença renal crônica.

Nível de albumina na urina

O nível de albuminúria, quantidade de albumina na urina, também pode ser importante. A albuminúria acima do normal significa que os rins estão perdendo mais proteína na urina, o que é um sinal precoce de alguma doença renal em curso, além de ser um indício de que seus rins podem não estar filtrando seu sangue de forma eficiente. A albuminúria pode ser detectada por meio de uma simples análise da urina para verificar a presença de proteína nela. Quanto mais alto for o nível de albumina, maior é o risco de progressão da DRC.