Cuidados com a Pele

Cuidados

A pele é o maior órgão do corpo humano – protege nosso organismo, ajuda-nos a manter a temperatura correta e dá-nos a sensação de contato. Estarmos confortáveis com nós mesmos é nos sentirmos bem no nosso próprio corpo. Pode ser muito doloroso se a nossa pele estiver irritada.

Um número surpreendentemente elevado de pacientes em diálise crônica sofre com problemas relacionados com pele seca e prurido (coceira). Esses problemas não são fatais, mas podem ser muito desconfortáveis e angustiantes e, assim, afetar a sua qualidade de vida.

Por que tenho vontade de coçar a minha pele?

A coceira (prurido urêmico) é um sintoma que pode ser causado por um efeito colateral da doença renal ou do tratamento de diálise, embora a causa exata do prurido nos pacientes em diálise nem sempre seja clara. As possíveis causas podem ser elevados níveis do hormônio da paratireoide (hiperparatiroidismo secundário) e elevados níveis de fósforo no sangue (hiperfosfatemia).

Além disso, o cálcio liberado dos ossos pode se depositar nos vasos sanguíneos, nas articulações e na pele, o que pode provocar coceira. Outras possíveis causas são a retenção de urocromos e toxinas urêmicas, falta de ferro, inflamações em geral, traumas na pele e as reações alérgicas que levam à secreção de histamina.

O que posso fazer?

De forma a reduzir as possíveis causas da coceira, é extremamente importante que você monitore os níveis de cálcio e fósforo, siga os conselhos do nutricionista para garantir a baixa ingestão de fósforo e não se esqueça de tomar os quelantes de fósforo, conforme prescritos pelo médico. Se tiver problemas com coceira, fale com seu médico.

Lembre-se de que o problema pode ter origem na sua doença renal. Seu médico vai tentar ajudá-lo. Provavelmente vai verificar os seus níveis de fósforo e garantir que você esteja tomando a dose correta dos quelantes de fósforo. Ele também poderá aconselhá-lo a usar cremes e/ou loções adequadas e sugerir terapias alternativas, que vão ajudar você a aliviar os sintomas.

Sendo paciente em diálise, você poderá ficar com a pele seca devido a alterações no suor e nas glândulas oleosas. Aliviar a pele seca pode ajudar a reduzir a coceira. Como frequentemente não existem sinais exteriores visíveis da coceira, médicos e enfermeiros podem não saber que você está sofrendo com esse desconforto, por isso fale com a equipe da sua clínica Fresenius Medical Care, que poderá ajudá-lo a superar esse problema.

Dicas para os cuidados com a pele

Com estas dicas gerais, você pode minimizar seu desconforto:

  • Evite banhos quentes, geralmente recomenda-se que tome uma ducha fria, mas se puder tomar banho de banheira, adicione bicarbonato de sódio ou farinha de aveia à água, que pode proporcionar alívio;
  • Use roupas feitas de algodão e outros tecidos naturais;

  • Evite perfumes fortes em sabonetes, xampus e loções, que podem causar reações alérgicas ou agravar a situação;
  • Tenha uma boa rotina de cuidados com a limpeza diária e a hidratação;
  • Acima de tudo, tente não se coçar porque, ao fazê-lo, pode piorar a coceira, até mesmo danificar a pele e causar infecção;
  • Mantenha as unhas curtas de maneira a evitar arranhões e escoriações;
  • Faça tudo o que estiver a seu alcance para evitar quedas e traumas cutâneos, evitando assim fricção ou raspagem, que poderiam agravar a condição.
Tópicos relacionados

Recomendação sobre medidas de prevenção na prática diária

The recipe library offers healthy recipes for dialysis patients.