A NephroCare utiliza cookies no site para melhorar a experiência do utilizador e fornecer o melhor serviço possível. Ao continuar a navegar no site, irá concordar com a sua utilização. Para mais detalhes, consulte a nossa política de privacidade.

Potássio

Prepare sua comida de forma correta para diminuir o teor de potássio.

O potássio é um elemento essencial para a nossa alimentação. Desempenha um papel fundamental nas contrações musculares. Mas, atenção: níveis elevados de potássio no sangue são um problema sério. Lembre-se de que o coração é um músculo e muito potássio no sangue pode causar riscos de saúde graves.

Mas por que é que preciso de ter cuidado com isso?

Uma das funções dos rins é certificar-se de que tem a quantidade de potássio adequada no sangue. A quantidade em excesso é eliminada pelo rim. Quando os rins não são capazes de cumprir essa função corretamente, o nível de potássio no sangue sobe.

Apesar de a diálise filtrar com eficiência o potássio que se acumula rapidamente em seu corpo, ele se acumula entre suas sessões de diálise. Assim sendo, é preciso ter cuidado para evitar consumir potássio em excesso.

 

Que alimentos contêm potássio?

O que é mais complicado para manter baixos os níveis de potássio é o fato de que ele está presente em quase todos os organismos vivos. Consequentemente, todas as frutas e vegetais contêm potássio. Claro que há diferenças. As massas e o arroz branco, por exemplo, têm pouca quantidade de potássio. Como é difícil evitá-lo, a solução está em como preparar sua comida.

Como devo preparar meus alimentos de forma a reduzir o teor de potássio?

Você vai ter de se adaptar à maneira de preparar as batatas e os legumes, mas isso é fácil! Primeiro, corte-os, coloque-os de molho em água morna pelo menos durante duas horas. Em seguida, retire a água e cozinhe os legumes, de preferência, trocando a água uma vez durante o processo de cozimento. Ao fazer isso, grandes quantidades de potássio serão removidas. Não use a água do cozimento para preparar outro prato ou molho.

E a fruta crua?

Você pode comer uma porção de fruta crua (sem casca) por dia, mas a outra deve ser cozida. Deve evitar o consumo de frutas muito ricas em potássio, como banana e kiwi.

E como consigo notar que estou com elevado nível de potássio no meu sangue?

Como já dissemos anteriormente, o excesso de potássio em seu corpo pode ser muito perigoso. Se tiver uma sensação estranha de formigamento na língua, na boca ou nas pernas, e sentir-se fraco, deve contatar um médico imediatamente.

Lembre-se de que:

- Os níveis elevados de potássio no sangue são perigosos;

- Você deve cortar, botar de molho e cozinhar adequadamente legumes, batatas e frutas para reduzir o nível de potássio;

- Você deve consultar um médico assim que notar sinais de elevado nível de potássio no sangue.