A NephroCare utiliza cookies no site para melhorar a experiência do utilizador e fornecer o melhor serviço possível. Ao continuar a navegar no site, irá concordar com a sua utilização. Para mais detalhes, consulte a nossa política de privacidade.

Trabalhar como um médico

Escolher se especializar em um campo específico da medicina não é uma decisão fácil de tomar. Para tornar a vida profissional de um médico gratificante, vários fatores devem ser considerados: a complexidade e importância da especialidade, o prestígio profissional que se pode obter e, igualmente importantes, as oportunidades de emprego e condições de trabalho nessa especialidade específica.

A nefrologia é um campo da medicina que preenche favoravelmente todos esses requisitos. Por isso que queremos apresentar informações relevantes para médicos inteligentes e motivados para ajudá-los a escolher essa importante área de atuação.

Quais são os principais motivos pelos quais um médico deve escolher especializar-se em nefrologia?

Status profissional

A nefrologia evoluiu nos últimos 60 anos para tornar-se uma importante especialidade médica, devido às funções extremamente importantes desempenhadas pelos rins no corpo humano e ao envolvimento desses órgãos em muitas condições agudas e doenças sistêmicas que não são doenças renais originárias (por ex. doenças autoimunes, doenças hematológicas).

Os nefrologistas são altamente valorizados em todos os hospitais porque são especialistas em gerenciamento de distúrbios de eletrólitos, metabolismo de ácido-base, hipertensão arterial, doenças autoimunes e metabólicas.  Eles são frequentemente consultados por outros médicos para responder perguntas que não puderam ser respondidas através de métodos e conhecimentos de outras especialidades médicas.

O trabalho em si

O trabalho do nefrologista compreende uma ampla gama de tratamentos clínicos. Não há muitas chances em outros campos da medicina de lidar com tantos processos do corpo: produção de hormônios, gerenciamento da pressão sanguínea, controle de anemia, manutenção da densidade óssea e manutenção do equilíbrio entre fluidos e eletrólitos. Normalmente não é um trabalho simples, já que um nefrologista requer sólido conhecimento em medicina interna, mas provavelmente é por isso que vários médicos são atraídos por essa área.

Doenças renais podem causar muitas complicações e efeitos negativos ao longo da sua progressão, incluindo condições mortais. Um nefrologista treinado pode tratar de insuficiência renal aguda e crônica, prevenindo ou retardando, dessa maneira, seu progresso e melhorando a qualidade de vida de pacientes renais. Isso significa que o nefrologista pode conduzir pacientes, em segurança, rumo à diálise ou transplante renal, as únicas opções de tratamento para doenças renais em estágio final.

Tratamento centrado no paciente

O gerenciamento bem-sucedido de doenças renais e insuficiência renal é impossível sem um intenso engajamento dos pacientes. Uma boa capacidade de comunicação é essencial para obter uma conexão efetiva com os pacientes e seus parentes; o desejo de interagir, ganhar sua confiança e comprometimento. Tais habilidades sociais e inteligência emocional são amplamente desenvolvidas durante uma carreira na área de nefrologia.

Atividade científica

A nefrologia é uma área em que muitas descobertas científicas estão sendo feitas e ainda precisam ser feitas. Por isso que a maioria dos médicos podem, facilmente, participar de atividades científicas e são encorajados a publicar e apresentar seus trabalhos, disponibilizando-os, dessa forma, aos seus pares.

Condições de trabalho

Trabalhar em um departamento de nefrologia ou em uma unidade de diálise normalmente significa uma baixa exposição dos médicos a riscos à saúde (por ex. contaminação viral, radiação, produtos químicos) em comparação a outras especialidades médicas. Outra vantagem refere-se aos planos de trabalho, que normalmente são consistentes e bem organizados, algo importante de saber quando alguém tem ou planeja ter uma família.

Uma das opções de carreira que muitos médicos, principalmente nefrologistas, escolhem é o trabalho com diálise. É um campo que oferece muitas vantagens que se adéquam muito bem a um certo período da vida profissional ou a uma escolha de carreira de longo prazo.

Quais são os principais motivos pelos quais um médico deve escolher especializar-se em nefrologia?

O trabalho com diálise

O trabalho em si é muito importante, pois pode contribuir bastante para o aumento da qualidade de vida dos pacientes de DREF e da sua expectativa de vida. Mesmo assim, em comparação a outras áreas da prática médica, o trabalho com diálise é menos estressante, envolvendo normalmente procedimentos de tratamento padrão e menos exposição a situações em que os pacientes estão em situações que impliquem risco de vida. Isso também permite que médicos tenham mais tempo para comunicar-se com seus pacientes e realmente se concentrem no gerenciamento da sua doença, causando, assim, um grande impacto rumo à melhoria do seu bem-estar.

Segurança pessoal

As unidades de diálise da Fresenius Medical Care são ambientes de trabalho altamente harmônicos, baseadas em nossas orientações arquitetônicas. Esses são procedimentos para controle de higiene e infecção, tornando a unidade de diálise um ambiente de trabalho seguro e agradável.

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Com fluxos de trabalho padronizados e programações preditivas de uma unidade de diálise, um médico pode obter vantagens no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Ocorrem menos eventos inesperados; normalmente não há turno noturno nem trabalho aos domingos, além disso a quantidade de trabalho é previsível. Isso se adéqua muito bem às pessoas que desejam se matricular em um programa de PhD, constituir família e conseguir dedicar tempo a ela ou simplesmente desfrutar de mais atividades em sua vida fora do trabalho.

Salário e benefícios

Médicos de diálise são muito procurados por recrutadores e podem encontrar oportunidades de trabalho em praticamente todo lugar do mundo. Os níveis de remuneração são normalmente muito bons. Não é preciso dizer que, como líder mundial em produtos e serviços para tratamento renal, a Fresenius Medical Care sabe que os médicos são um recursos valioso e se esforça para manter sua satisfação profissional muito alta.